Cifra Club

8 músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar

Os anos 90 foram muito ricos para o rock. Nessa década, surgiram bandas históricas dentro de movimentos musicais inovadores e influentes até hoje. Por isso, fizemos uma lista de músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar.

Sem dúvida, todas as vertentes do rock brilharam intensamente nos anos 90. Desde o heavy metal até o punk, passando pelo pop-rock e pelos estilos surgidos nessa década, como o grunge e o brit-pop.

Portanto, seja em uma roda de violão, ou com sua banda em um barzinho, tem vários clássicos do rock dos anos 90 que você precisa tocar!

Então, bora lá mergulhar na nossa lista com 8 músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar?

Aprenda o melhor do rock internacional dos anos 90 para tocar

Outro ótimo motivo para montar um repertório de rock internacional dos anos 90 para tocar é que existem opções para músicos de todos os níveis.

Ou seja, tanto os iniciantes, quanto os intermediários e avançados terão um bom material de estudo com o rock da década de 90. Vamos nessa?

1. Under The Bridge – Red Hot Chilli Peppers

Clássico absoluto do Red Hot Chilli Peppers, Under The Bridge precisa estar em uma lista de músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar. 

Assim, essa música é um estudo riquíssimo e traz as técnicas de dedilhado, hammer on, pull off e slide.

Além disso, ela tem 12 pestanas entre seus 16 acordes, sendo ótima para quem já está quase dominando ou já dominou esse formato. O ritmo de mão direita dela (esquerda para os canhotos) também é um bom estudo.

Por fim, se você é iniciante e quer tocar essa música, confira a cifra com a versão simplificada de Under The Bridge.

2. Mama, I’m Coming Home – Ozzy Osbourne

Como dissemos, vários tipos de rock fizeram muito sucesso nos anos 90 e o heavy metal foi um deles. Ozzy Osbourne está representando o estilo na nossa lista com o clássico Mama I’m Coming Home.

Essa é outra música que traz muito material para estudo. Na base, ela é ótima para treinar dedilhado e pestana, pois 3 dos seus 7 acordes tem esse shape na versão simplificada. Seus solos são excelentes para treinar bend, hammer on, pull off e slide.

3. Killing In The Name – Rage Against The Machine

Killing In The Name, do Rage Against The Machine, também não pode faltar em uma lista de músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar. 

Essa música usa a afinação Drop D. Ou seja, baixe o mizão um tom para . Ela não tem acordes, sendo composta por riffs, onde aparecem muito técnicas como slide, hammer on e palm muting.

Por último, ouça bem a música para buscar um timbre próximo ou que case bem com os riffs.

4. Wonderwall – Oasis

Qual o melhor rock dos anos 90? Essa é uma pergunta de difícil resposta, mas Wonderwall é uma forte candidata ao título.

Com três peculiaridades, primeiro é preciso colocar o capo na segunda casa.

Em seguida, o anelar fica pressionando a terceira casa (contando a partir do capo) da segunda corda por toda a música. O mesmo acontece com o dedinho, que fica pressionando a terceira casa da primeira corda.

Por último, a batida dessa música é única, sendo um excelente treino de ritmo.

5. Basket Case – Green Day

Um dos maiores sucessos do Green Day, Basket Case é essencial em uma lista de rock internacional dos anos 90 para tocar, sendo perfeita para quem quer começar a treinar power chords, pois seus 6 acordes têm esse formato.

Recomendamos, que os iniciantes comecem treinando em um andamento mais lento com um metrônomo.

6. Bittersweet Symphony – The Verve

Qual é a música de rock mais ouvida no mundo? Existem fortes candidatas ao posto, e uma delas é Bittersweet Symphony, do The Verve.

Essa música tem a mesma progressão de acordes do começo ao fim: E Bm7, D9 e A, sendo o Bm7 sua única pestana. Ela é ótima para quem quer começar a treinar esse shape. Assim, comece praticando as mudanças que envolvem essa pestana.

7. The Man Who Sold The World – Nirvana

Quem quer aprender músicas de rock internacional dos anos 90 para tocar, precisa tirar a versão de The Man Who Sold The World, do Nirvana.

Enquanto a versão original do David Bowie traz guitarras bem distorcidas, a versão do Nirvana é acústica. Contudo, não é por isso que a faixa do Nirvana merece menos atenção de quem quer tirá-la.

O riff inicial usa hammer on e pull off e sua digitação envolve o dedinho, sendo um bom estudo para fortalecimento e agilidade deste dedo. Além disso, 3 dos seus 5 acordes são pestanas.

Por outro lado, os solos são bem tranquilos. Se você preferir, pode estudar pela cifra simplificada de The Man Who Sold The World.

8. Alright – Supergrass

Alright também não poderia ficar de fora da nossa lista de rock internacional dos anos 90 para tocar.

Com 5 acordes, sendo 2 pestanas (F e F#m), essa música também é indicada para quem quer se aventurar por esse tipo de acorde. Da mesma forma, quem nunca tirou um solo de guitarra, pode começar pelo dessa música.

Aumente seu repertório de músicas de rock com o Cifra Club

Agora que você teve dicas certeiras para aprender o melhor do rock internacional dos anos 90 para tocar, nós queremos te fazer um convite!

Que tal aprender músicas do rock atual e ampliar seu repertório? Como sempre, o Cifra Club vai te orientar com toques e dicas eficazes para você tirar essas músicas com facilidade, rapidez e eficiência.

Avance nos seus estudos e tenha um repertório de fazer inveja!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK